A sessão ordinária da Assembleia Municipal teve lugar na Sala de Sessões da Casa Museu Cunha da Silveira, no passado dia 27 de Novembro. Nesta sessão, de entre os diversos pontos constantes na ordem de trabalhos, foi aprovado o Orçamento do Município de Velas para o ano de 2019 que importa tanto em receita como em despesa na quantia de 6.308,535.00€.

Este é um orçamento estruturante para o desenvolvimento da Nossa Terra e o bem-estar da população, e que prevê a realização de inúmeras obras, visando uma serie de investimentos nos mais diversos sectores, nomeadamente social, cultural, recreativo e desportivo.

Por outro lado, é um orçamento amigo das famílias, mantendo o IMI nos mínimos, bonificando as famílias com filhos, devolvendo-lhes 50% das receitas próprias do Município em termos de IRS e permitindo-as beneficiar de um melhor rendimento mensal.

Outra das vertentes deste orçamento, assenta no alargamento do apoio social, por via do aumento do valor global para atribuição de Bolsas de Estudo e criação das Bolsas de Mérito aos Jovens do Concelho, a manutenção do apoio a um Corpo Permanente de Primeira Intervenção para socorro à população, bem como a disponibilidade orçamental para continuar a apoiar as Nossas Instituições.

É de salientar a criação de sensivelmente vinte e cinco novos postos de trabalho diretos no quadro de pessoal da Autarquia, os quais têm um custo orçamental anual na ordem dos 320 mil €, sendo estes determinantes para o normal funcionamento da mesma permitindo em simultâneo a fixação de pessoas no Concelho.

Importa referir atenção especial no apoio atribuir às Juntas de Freguesia, através dos contratos de delegação de competências, mas também por via da cooperação na cedência de materiais e equipamento como é o caso das novas Camionetas Basculantes.

Por fim, este é um orçamento que mantem uma postura de proximidade com o sector empresarial, continuando a não cobrar o imposto de derrama às empresas, permitindo assim estas investirem os seus lucros no Concelho, criando mais riqueza e postos de trabalho.

Em suma, este é um orçamento que prevê continuar a criar melhores condições de vida à população, estimular a economia local e colaborar com as nossas Instituições, acreditando que todos juntos vamos construir um Concelho cada vez melhor, e onde se gosta de viver.

6. Assembleia Orçamento 2019

ASSEMBLEIA MUNICIPAL APROVA ORÇAMENTO PARA 2019