O Presidente do Município, Luís Silveira, deslocou-se recentemente ao Brasil, por forma a formalizar a Geminação entre Velas e Florianópolis, Santa Catarina, acompanhado pela Presidente da Assembleia Municipal, Lena Amaral.

A Geminação entre Velas e Florianópolis, surge como forma de preservar a Cultura Açoriana, e em particular Jorgense, sendo igualmente o reconhecimento desta além-fronteiras, projetando a Nossa Terra por via das Nossas Tradições seculares.

O evento decorreu na Prefeitura de Florianópolis, da qual é Prefeito o Dr. Topázio Silveira Neto, um Açor-descendente, mais concretamente com origens na Freguesia de Manadas, Concelho de Velas.

Luís Silveira considera ser de todo importante este estreitar de laços com aqueles que têm contribuído, ao longo de várias gerações, para levar além-fronteiras, as Nossas Tradições e Costumes, cativando por esta via da geminação, as gerações atuais, mas sobretudo as vindouras a manter proximidade com a Terra Natal dos seus Pais, Avós, Bisavós e até Trisavós, lembrando, neste âmbito, que dos Açorianos que partiram há 277 anos para povoar Santa Catarina, sensivelmente 25% eram Jorgenses.

Admite o Edil que são fortes as ligações que unem os Açores e Santa Catarina, no Brasil, e com esta Geminação, será um abrir de portas e de novos horizontes, estreitando assim os laços, convidando ao conhecimento da Nossa História e Tradições, mas também a Nossa Gastronomia e Natureza.

FORMALIZADA GEMINAÇÃO ENTRE VELAS E FLORIANÓPOLIS, SANTA CATARINA – BRASIL