O Conselho de Presidentes de Câmara dos Autarcas Populares, uma estrutura partidária do CDS-PP criada na sequência do Congresso Nacional do Partido, reuniu, na passada sexta-feira, 13 de janeiro, no Concelho das Velas, com o objetivo de troca de experiências de boa governação autárquica.
Nesta que é a primeira reunião deste órgão dependente do Gabinete do Coordenador Autárquico do CDS-PP realizada fora do território continental, reuniram-se os Presidentes de Câmara Municipal do CDS eleitos nas eleições autárquicas de 2013 e o coordenador autárquico nacional dos populares, Domingos Doutel.
O Conselho de Presidentes de Câmara dos Autarcas Populares tem, segundo Luís Silveira, Presidente da Câmara das Velas (o único Município dos Açores liderado pelo CDS), por objetivo “proporcionar apoio organizado aos autarcas, em todos os aspetos da gestão municipal, sendo de destacar a troca de experiências entre os seus membros e a identificação de necessidades e dificuldades comuns, bem como contribuir para o estudo e desenvolvimento de políticas que visem a satisfação e a defesa das necessidades das populações”.
Luís Silveira acrescenta que esta reunião “pode também ser de interesse para os munícipes” dos concelhos liderados pelos democratas-cristãos, “pelos contributos e partilha de projetos já implementados, com sucesso, noutros Concelhos geridos pelo CDS”.
António Loureiro e Santos (Presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha), José Pinheiro e Silva (Presidente da Câmara de Vale de Cambra), Victor Alves Mendes (Presidente da Câmara de Ponte de Lima), e Luís Silveira, (Presidente da Câmara de Velas) – “o penta” como designou o então Líder Nacional do CDS, Paulo Portas, aquando das últimas eleições autárquicas. Destes apenas se verificou a ausência do Presidente da Câmara de Santana que não pode estar presente por motivos pessoais. Os restantes aproveitaram também para visitar o edifício dos Paços do Concelho, bem como alguns pontos turísticos do Município e obras realizadas por este no presente mandato.