ACORES-02-0550-FEDER • 000031 – Modernização administrativa – Velas on-line

A operação proposta revela, na sua conceção, a preocupação de se inscrever numa lógica que contribua para a melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços prestados pelo Município de Velas.

Trata-se de um projeto que tem definidas quatro componentes de intervenção:

1-Atendimento multicanal e disponibilização de serviços eletrónicos;

2-Reengenharia, desmaterialização e simplificação de processos e procedimentos;

3-Capacitação tecnológica de suporte à operação;

4-Comunicação e promoção do Projeto 

Com o novo modelo de atendimento suportado em novas formas de organização do atendimento presencial (atendimento digital assistido e atendimento multisserviços), pretende-se a disponibilização de todos os serviços prestados pela autarquia num local único (Balcão Único).

A desmaterialização do contato através de novas ferramentas de autenticação, pagamentos e serviços online é essencial no objetivo de simplificar, aumentar a eficiência e tornar permanente o atendimento ao cidadão/munícipe ou empresas, permitindo assim fomentar a proximidade.

A implementação de práticas de reengenharia e desmaterialização de processos tem em vista uma melhor gestão desses mesmos processos e um melhor controlo de prazo dos mesmos, através da implementação de circuitos tecnológicos, workflows, bem como outros mecanismos que contribuam para uma gestão mais eficiente daqueles processos.

Pretende-se ainda dotar o Municipio de soluções que permitam aumentar a sua capacidade tecnológica, de modo a potenciar os serviços partilhados, uniformizar o suporte técnico, gerir a capacidade de crescimento e de custo de armazenamento e reduzir os custos operacionais.

No âmbito da operação estão previstas ações de sensibilização e informação, com o propósito de dar a conhecer aos munícipes e empresas todas as atividades de modernização administrativa em curso no Municipio. Para divulgação global do projeto, será promovido um seminário  de divulgação/encerramento do projeto, que visa apresentar  aos principais beneficiários os resultados do mesmo.

Documentos

PO AÇORES 2020- Aprovação de Candidatura

Publicitação do Projeto

  • Objetivo Específico: Reduzir os custos de contexto através do reforço da disponibilidade e fomento da utilização de serviços em rede da administração pública e melhorar a eficiência da administração.
  • Entidade Beneficiária: Câmara Municipal de Velas
  • Custo Total Elegível: 399.074,10€
  • Apoio Financeiro da União Europeia (FEDER): 339.212,99 €