Executivo Municipal

Presidente

Luís Virgílio de Sousa da Silveira (CDS-PP)

Luís Virgílio de Sousa da Silveira, nasceu a 10 de Junho de 1976, na Ilha de São Jorge.

É gestor de mercado.

Foi eleito Deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores na IX Legislatura (2008-2012) encabeçando a lista do CDS-PP pela Ilha de São Jorge, sendo reconduzido no cargo na X Legislatura, que deixou de desempenhar em Novembro de 2013, após ter sido eleito por maioria, para Presidente da Câmara Municipal de Velas, o seu Concelho natal, e que fora reconduzido nas Eleições Autárquicas de 2017.

Luís Silveira é Conselheiro Nacional do CDS (eleito no Congresso Nacional de 2014), Vice-Presidente do CDS-PP Açores (eleito e reconduzido no cargo, respetivamente, nos VIII e IX Congresso Regionais, em 2008 e 2012), tendo desempenhado funções de Presidente da Comissão Política da Ilha de São Jorge do CDS-PP durante quatro mandatos consecutivos. Em 2001, foi eleito Presidente da Junta de Freguesia dos Rosais, Concelho de Velas, cargo que ocupou até às Eleições Autárquicas de 2013. Durante vários mandatos foi também Deputado à Assembleia Municipal de Velas.

Já desempenhou funções de Diretor da Santa Casa da Misericórdia de Velas (entre 1998 e 2001) e de Diretor da Associação dos Bombeiros Voluntários de Velas (entre 2003 e 2006), é Presidente da Assembleia Geral da Casa de Repouso João Inácio de Sousa desde 14 de Abril de 2014, bem como Presidente do Conselho Fiscal do Instituto de Santa Catarina desde 03 de Janeiro de 2019.

Vereador

Marco Diocleciano Silva Almada (CDS-PP)

Marco Diocleciano da Silva Almada nasceu a 26 de Maio de 1977 e é natural da Freguesia do Norte Grande, Concelho de Velas.

Exerceu, funções de Leitor na empresa de Eletricidade dos Açores SA.

Iniciou funções de Vereador do Municipio de Velas no ano de 2014, tendo sido reeleito para um segundo Mandato exercendo atualmente funções de Vice-Presidente.

Foi eleito membro da Assembleia de Freguesia do Norte Grande, entre os anos de 2005 e 2009.

É vogal da Comissão Política Regional do CDS-PP, desde o ano de 2011. É ainda membro dos Órgãos de Ilha do CDS-PP, desde o ano de 2004.

Vereadora

Lena Felicidade Pereira Amaral (CDS-PP)

A Vereadora da Câmara Municipal de Velas nasceu a 24 de Setembro de 1978 e é Natural da Ilha de São Jorge.

Licenciada em Gestão e Ordenamento Rural, pela Escola Superior Agrária de Santarém, com master em Segurança Alimentar. Faz parte do quadro da Empresa UNIQUEIJO, União de Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de São Jorge, U.C.R.L., desde Fevereiro de 2010, com funções de Gestora de Segurança Alimentar.

Vereadora

Carla Patrícia da Silva Santos (PS)

Carla Patrícia da Silva Santos nasceu a 8 de Fevereiro de 1976 e é natural da freguesia da Sé Nova, concelho e distrito de Coimbra.

Licenciada em Serviço Social desde o ano de 2000 pelo Instituto Superior Miguel Torga em Coimbra.

Exerceu, desde então as funções de Técnica Superior de Serviço Social, enquanto Técnica de acompanhamento de famílias no âmbito do Rendimento Social de Inserção (RSI) no Concelho de Resende, distrito de Viseu, onde fez parte da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Resende.

Em Junho de 2006,inicia funções na Ilha de São Jorge no acompanhamento de famílias nos âmbitos do RSI e Ação Social, tendo sido responsável pelo Protocolo do RSI da Ilha de São Jorge.

Desde Setembro de 2017 exerce funções de Técnica Superior de Serviço Social na Unidade de Saúde da Ilha de São Jorge, Centro de Saúde de Velas, exercendo funções no âmbito do Gabinete de Serviço Social e do Gabinete do Utente. Faz parte de diversas equipas de trabalho na USISJ.

Atualmente é igualmente Coordenadora da Equipa de Intervenção em Comportamentos Aditivos da USISJ.

É Coordenadora da Equipa Técnica de Intervenção Precoce de Velas.

Vereador

Rui Jorge Teixeira Moreira (PS)

Nascido em 25-01-1967, na freguesia de Miragaia, concelho do Porto.

Licenciado em Ciências Históricas, pela Universidade Portucalense, com 15 valores.

Docente de História, desde o ano letivo de 1989/1990, tendo lecionado em diferentes escolas e a partir do ano letivo de 1994/1995, na Escola Básica e Secundária de Velas, a cujo quadro pertence, até à presente data.

Foi Vice-Presidente do Conselho Executivo da Escola Básica e Secundária de Velas, entre 1999 e 2002.

Foi Presidente do Conselho Executivo da Escola Básica e Secundária de Velas, entre 2002 e 2017, tendo nesse período integrado vários grupos de trabalho, no âmbito da administração e gestão escolar.

Desde 01-09-2017 encontra-se requisitado no Museu Francisco Lacerda, exercendo funções de investigação na área da museologia, bem como de coordenação do projeto Ler Açores.