O Navio Patrulha Oceânico Viana do Castelo da Marinha Portuguesa esteve esta terça feira, 14 de fevereiro, no Porto Comercial das Velas, nesta que é a sua primeira comissão à Região Autónoma dos Açores e onde irá realizar missões de patrulha e de salvamento marítimo nos próximos dois meses e meio.

O Comandante Madaleno Galocha acompanhado do Tenente da Autoridade Marítima de São Jorge, Bruno Carvalho, reuniram no Edifício dos Paços do Concelho com o Presidente da Autarquia, Luís Silveira, para apresentação de cumprimentos ao Município; uma reunião que culminou numa visita ao NRP Viana do Castelo.

O Município agradece o convite para visitar este que foi o primeiro navio da classe a ser construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, sendo idealizado como navio “não combatente” e que tem como missão prioritária exercer a autoridade do Estado no mar e realizar tarefas de interesse público nas áreas de jurisdição e de soberania nacional. Este tem uma importante ação a nível da execução de ações de fiscalização, proteção e controlo das atividades económicas, científicas e culturais ligadas ao mar, bem como, de proteção dos recursos naturais e defesa do ambiente, através da prevenção e combate à poluição marinha.

De salientar a importância da Marinha, nomeadamente, na busca e salvamento mas também em termos Proteção Civil, mais precisamente em caso de catástrofes naturais, sendo que a sua presença nos nossos mares traz alguma tranquilidade e conforto às populações.

NRP VIANA DO CASTELO NO PORTO COMERCIAL DAS VELAS