O Jardim da República, na Vila de Velas, Ilha de São Jorge, recebeu a apresentação da reedição do livro “A Sibylla – Versos Philosóficos” de Marianna Belmira de Andrade (1844/1921), natural das Velas, e cuja primeira edição ocorreu em 1884.
A apresentação, sobre a chancela da Nona Poesia, esteve a cargo de Henrique Levy, coordenador da obra, e que nos últimos dois anos se dedicou ao estudo deste poema épico, tendo a sua apresentação ocorrido assim na Ilha e no Concelho onde Marianna Belmira de Andrade nasceu, viveu e morreu.
Saliente-se que no evento marcou presença o Presidente do Município de Velas, Luís Silveira, para quem esta obra assume extrema importância, tratando-se duma autora Jorgense e natural das Velas, perpetuando-se assim a história literária, dando riqueza ao presente e garantindo às gerações futuras o conhecimento do passado.
De referir que esta obra poética, para além de evidenciar o caráter único da sua autora, pode ser considerada como o mais eminente poema português escrito no século XIX. Com este livro é pretendido divulgar a voz singular de uma poetisa Açoriana injustamente esquecida e cuja obra constitui um valor maior e uma honra literária para todos os Açorianos, especialmente para os Jorgenses e em particular os Velenses.