O Município de Velas continua empenhado na recuperação do vasto Espólio existente no Concelho, e fora deste, o qual dignifica a História do Povo da Nossa Terra, no caso em apreço na aquisição da “Charrete Milord”, que se encontrava numa Quinta na vizinha Ilha Terceira.

Trata-se efetivamente de uma peça da Família Cunha da Silveira, da segunda metade do século XIX e princípios do século XX, coincidindo com o período de vida do Dr. José Pereira Cunha da Silveira e Sousa ou do seu filho, Eng.º Agrónomo José Pereira Cunha da Silveira e Sousa Júnior, figuras de destaque na história da sociedade Jorgense, e que emprestaram o nome de Família ao Museu Municipal “Casa Museu Cunha da Silveira”.

De salientar que, na referida época, esta seria utilizada para aquele que era o meio de transporte de excelência que representava o expoente em termos de conforto e luxo.

Entende Luís Silveira, Presidente do Município de Velas, ser este mais um contributo na preservação das vivências e costumes dos Nossos antepassados, que certamente contribuirá para o enriquecimento do conhecimento de todos quantos visitam este espaço, bem como um legado a deixar às gerações vindouras.

De salientar que a “Charrete Milord” se encontra em exposição na Casa Museu Cunha da Silveira, nomeadamente, na zona de entrada do Mercado Municipal.

REGRESSO A SÃO JORGE DA “CHARRETE MILORD”