Resultado da atividade vulcânica que está tão fortemente associada às Ilhas dos Açores, assim se formaram grande parte das Zonas de Banho que pela sua pureza e misticidade fazem deste Concelho um verdadeiro paraíso no meio do Atlântico. Exemplo disso mesmo é a Poça Simão Dias que vê em si o contraste de águas cristalinas sobre o preto das rochas basálticas tornando-a assim uma atração única.
Porém, e para aqueles que preferem algo menos aventuroso, as possibilidades não faltam sendo exemplo disso mesmo o Porto da Fajã do Ouvidor, o Porto da Fajã das Almas, o Porto dos Terreiros, o Portinho da Queimada e os Portinhos da Urzelina que pelas suas facilidades e acessibilidades fazem de si zonas de eleição pelos banhistas. As Piscinas da Urzelina, embora não naturais, são também um espaço onde o bater das ondas sobre a rocha e o calor aconchegante do sol são uma constante.
Assim se sente a majestosidade deste destino, pois independentemente da sua decisão, poderá sempre contar com momentos prazerosos onde a montanha do Pico e o Atlântico sobressaem à vista.
Velas, em São Jorge, um paraíso no coração dos Açores!