Açores-06-2316-FEDER-000054 – INTERLAND -Intervenção de Reabilitação Urbana do Concelho de Velas

Este Projeto consiste num conjunto de ações que têm como objetivo, melhorar a qualidade global do ambiente urbano, desenvolvendo os conceitos iniciados na Primeira Fase, visando agora uma recuperação de espaços públicos abandonados ou degradados, reabilitando-os e adequando-os a novos usos e equipamentos permitindo a assim a sua utilização pela população.

O Projeto da Segunda fase de reabilitação urbana da sede de Concelho de Velas, Ilha de S. Jorge, surge na sequência e no contexto do PIRUS propondo-se aproveitar a oportunidade criada, efetuando um vastíssimo conjunto de intervenções que incidem sobre na zona de Entre Morros, Zona do Arco e Construção do centro de apoio e venda de artesanato

 

Zona Entre Morros

A a zona a intervencionar situa-se fundamentalmente em terrenos que se encontram sem qualquer tipo de uso, sendo esta uma área pouco aproveitada, inútil do ponto de vista urbano e que apresenta sinais de alguma degradação do espaço público que importar requalificar, devolvendo a sua utilização aos Munícipes através da implantação de um conjunto de equipamentos de lazer que qualifiquem e transformem o espaço agora degradado num espaço de fruição de qualidade.

Nesta zona o projeto inclui a criação de uma zona desportiva e de lazer enquadrada com espaços verdes, sendo uma estrutura de lazer com vista à gestão e animação da área urbana, com a implementação de um campo de jogos, um parque de skates e um circuito de manutenção, com equipamentos desportivos ao ar livre. Estes novos equipamentos vão se juntar ao já existente campo de futebol, piscina e parque de campismo, criando-se assim em Entre Morros uma zona de lazer e desportiva de excelência da Vila das Velas.

A intervenção na zona de Entre Morros contempla ainda a intervenção na zona de parque infantil já existente, dotando-a de um novo pavimento amortecedor de quedas, novo equipamento de parque infantil e vegetação arbórea, sinalização de trânsito, quer vertical, quer horizontal, fornecimento de mobiliário urbano, como bancos de jardim e papeleiras, e reabilitação de muros existentes, assim como construção de novos muros.

Zona do Arco

Na zona do Arco situa-se na frente marítima sul da Vila de Velas e na sua génese tem o antigo bairro piscatório da Vila, no local onde habitualmente se realiza a Semana Cultural das Velas surgirá uma zona de lazer com um palco ao ar livre, denominado Palco dos Pescadores, sendo uma estrutura de lazer com vista à gestão e animação da área urbana na sua estrutura estará integrada a antiga grua do Porto de Pesca da Vila das Velas que será especialmente recuperada para este efeito dando ao conjunto caraterísticas singulares que associam de forma exemplar as caraterísticas ancestrais da zona e as suas novas funções de lazer e recreativas.

Construção do centro de apoio e venda de artesanato

Esta intervenção destina-se à reabilitação de dois edifícios que se encontram em avançado estado de degradação para sendo um deles de elevado valor patrimonial por ser o único edifício da Vilas construído com pedra de tufo, sendo a reabilitação e adaptação dos mesmos destinada ao Centro de Apoio e Venda de Artesanato. Desta forma serão valorizados os espaços existentes em termos sociais, culturais e na ocupação de tempos livres, constituindo um empreendimento de elevada qualidade e importância para a Vila de Velas.

Termo de Aceitação da Candidatura: Açores-06-2316-FEDER-000054 – INTERLAND -Intervenção de Reabilitação Urbana do Concelho de Velas

Publicitação do Projeto

  • Objetivo Principal – Melhorar a qualidade do ambiente urbano.
  • Entidade Beneficiária: Câmara Municipal de Velas
  • Custo Total Elegível: 819.715,92€
  • Apoio Financeiro da União Europeia (FEDER): 696.758,53 €