Decorre até ao próximo domingo, dia 09 de Julho, a 34ª Semana Cultural das Velas, naquele que é o primeiro grande Festival de Verão das Ilhas do Triângulo (São Jorge, Pico e Faial).
A edição deste ano tem como destaques no seu cartaz, Diogo Piçarra, Vitor Kley, Nininho Vaz Maia, Mete Cá Sets, Rosinha e o Grupo Jorgense Tributo.
Numa organização da Associação Cultural das Velas em parceria com o Município de Velas, a 34ª Semana Cultural tem como tema “Ser Ilhéu”, contando, uma vez mais, com um amplo programa, que procurou ser diversificado, trazendo nomes do panorama da música nacional e internacional, mas dando em simultâneo valor ao que é da Nossa Terra.
O Presidente do Município, Luís Silveira, considera este evento como sendo um importante contributo para o desenvolvimento da economia local, uma vez que nesta época há uma maior circulação de pessoas entre ilhas, e o cartaz cultural funciona quase como um roteiro turístico que abrange todas as faixas etárias, especialmente nas ilhas do Grupo Central, e em particular no Triângulo, deixando uma palavra de agradecimento e reconhecimento a todos quantos contribuem para a realização do evento.
Por seu turno, salientou o Edil, a importância das nossas Comunidades Emigrantes, num Povo que bem sabe promover e enaltecer pelos quatro cantos do mundo o que é “SER ILHÉU” por via das nossas tradições e costumes, da sua Fé, mas também pela sua tenacidade em ultrapassar as adversidades da vida, reconstruindo muitas vezes aquilo que levaram uma vida a construir, mas que a natureza destrói em segundos.
O primeiro dia do festival contou com a sessão solene de abertura oficial, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, presidida por Sua Exª o Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, seguindo-se o lançamento do Livro “Ilha de São Jorge” de José Cândido da Silveira Avelar, com introdução, atualização e notas a cargo do Professor Doutor Artur Teodoro de Matos e apresentação pelo Professor Doutor Avelino Freitas de Meneses.
Logo de seguida, procedeu-se à abertura do Quiosque do Triângulo na Galeria Espaço+ e da Expo Açores Artesanato, assim como, do Festival e atuação de Grupos de Folclore, provenientes de várias ilhas dos Açores, nomeadamente Pico, Faial e São Miguel, bem como de Portugal Continental e Espanha, tendo subido ao “Palco dos Pescadores” Diogo Piçarra. Na Tenda Eletrónica estiveram os Dj’s Bagunça, MC Stephano e Ervilha.