O Presidente do Município de Velas reuniu com o Governo Regional dos Açores, no âmbito da visita Estatutária que este realizou à Ilha de São Jorge, onde apresentou uma série de reivindicações para o Concelho, passando por vários setores, desde logo ao nível agrícola, dos transportes e saúde.

Luís Silveira entregou, ao Presidente do Governo Regional dos Açores, um memorando com cerca de 400 páginas, onde são referenciadas essas reivindicações, e correspondência trocada sobre os vários temas e sectores.

No âmbito da reunião, foram abordadas temáticas de grande relevância para o Concelho e Ilha, desde logo no Setor da Saúde, nomeadamente a Construção do Novo Bloco a Sul do atual edifício do Centro de Saúde de Velas, que defende ter mais e melhores serviços, principalmente ao nível dos cuidados continuados e paliativos, mas também mais algumas especialidades medicas e equipamentos de diagnostico.

Ao nível da agricultura, Luís Silveira destacou as necessidades urgentes, essencialmente naquilo que são as acessibilidades, lembrando que São Jorge representa cerca de 20% do setor agrícola da Região.

Em cima da mesa estiveram igualmente outros assuntos importantes e já reivindicados em outras ocasiões, como é o caso do reordenamento do Porto das Velas, nomeadamente com a construção de uma Nova Marina na Baía de João Câncio, passando o Porto de Pescas para atual Marina, ficando o Porto de Pescas paras as Marítimo-Turísticas, mas também uma série de outros pequenos melhoramentos desde a reabilitação de miradouros, rotundas ou sobras de estrada, tendo ficado o compromisso, nesta matéria, de continuar a parceria e proximidade por via de Contratos ARAAL para estes pequenos investimentos, mas que são determinantes para o embelezamento da ilha e em particular do Concelho de Velas.

Em relação a investimentos de grande montra, Luís Silveira mostra-se satisfeito com o compromisso assumido pelo Governo Regional dos Açores de que o próximo Plano e Orçamento contemplará algumas das reivindicações, nomeadamente no que diz respeitos às pavimentações dos perímetros agrícolas da responsabilidade do IROA, nomeadamente o POA Sto. Amaro/Beira/Rosais, com a pavimentação do denominado Caminho do Farol.

No que diz respeito aos transportes, nomeadamente aéreos, Luís Silveira recebeu da parte do Governo Regional a garantia de que será tido em conta, nos horários de época baixa, ligações diárias com saída da Região por via das Gateways, ou seja, sem a necessidade de pernoita noutra ilha, podendo um Jorgense chegar no mesmo dia ao Continente Português, bem como a disponibilidade para analisar o aumento do Parque de Estacionamento do Aeroporto de São Jorge, em terreno propriedade da Região.

Em relação a uma segunda saída alternativa da Vila de Velas, por via terrestre, um tema há muito reivindicado, o Autarca recebeu como resposta que neste momento decorre um estudo para aferir da estabilidade da encosta, em termos geológicos, para a construção dessa via alternativa, determinante em termos de Proteção Civil.

Contudo, há outras preocupações que ficam por responder, ou não têm a resposta que se pretende, contudo, o Edil, nesta matéria, reconhece que os Açores são nove Ilhas, tendo noção que os recursos não são infinitos.

Salientou a importância de investimentos estruturantes de Ilha como é o caso do novo Matadouro de São Jorge ou a Transversal Sul/Nortes, já em processo de concurso publico ou consignação.  

Em suma, Luís Silveira diz estar satisfeito com as respostas e garantias dadas pelo Governo Regional, garantindo que continuará, sempre que necessário, chamar a atenção ao Governo para o cumprimento daquilo que foi assumido, em prol dos Velenses e Jorgenses em geral.

De salientar que á margem da reunião com o Governo Regional dos Açores, o Município apresentou o projeto de reabilitação e adaptação da antiga Escola Primária e Santo Amaro, da autoria do Gabinete Técnico do Municipio, espaço que, após as obras, será transformada na sede da Junta de Freguesia de santo Amaro.

LUÍS SILVEIRA REÚNE COM GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES