O Edifício Sol, situado na freguesia de Rosais, terá a sua conclusão em 2017. Um edifício polivalente que agrega algumas Instituições da Freguesia, nomeadamente, o Agrupamento 975 do CNE, a Casa do Povo e a Junta de freguesia de Rosais.
Esta valência também terá espaço para um Centro de Dia, um Salão Multiusos que servirá igualmente de apoio para ensaios do Grupo de Folclore de Rosais e um centro de exposição rural, o qual tomará lugar nas zonas partilhadas do edifício, servindo também como decoração do mesmo. Desta forma, a população pode visitar esta exposição permanente – que homenageia a Freguesia conhecida como o “Celeiro da Ilha” -, não dependendo de nenhum espaço das instituições para o efeito. a exposição culmina numa zona exterior, dita “eira”, onde antigamente se moíam os cereais e que com a sua forma de anfiteatro, pode servir de palco a espetáculos diversos, como atuações do Grupo de Folclore da Freguesia, a título de exemplo.
Após abertura de concurso público publicitada em Jornal Oficial da R.A.A. N.º 288/2016 de 26 de outubro e em Diário da República N.º 6845/2016 de 27 de outubro, esta encontra-se na fase de análise da proposta para adjudicação e contempla um investimento na ordem dos 350 mil euros, contando também com a cooperação do Governo Regional dos Açores no seu financiamento.