O Município continua a registar uma evolução positiva na Recolha Seletiva de Resíduos Urbanos desde que adotou uma forte aposta na promoção da Recolha Seletiva no Concelho, tendo-se vindo a registar um aumento substancial de resíduos recicláveis.
Em 2023, e com base nos números disponibilizados pelo SRIR (Sistema Regional de Informação sobre Resíduos), o Município atingiu os 25,34% de taxa de Recolha Seletiva com um total de 538,5 toneladas de resíduos recolhidos. O Vidro foi o resíduo com maior recolha com 202,2 toneladas, seguido das Embalagens com 171,6 e do Papel com 164,7.
Em termos dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) não reciclados, em 2023 foram recolhidos de forma indiferenciada 1.604,2 toneladas.
Estes continuam a ser dados que demonstram que o trabalho que tem sido feito pelo Município, em matéria de promoção da reciclagem, está no rumo certo.
Neste sentido, o Executivo Camarário deixa um agradecimento aos Munícipes pelo facto de promoverem as boas práticas na separação dos Resíduos, sendo importante continuar este longo caminho que ainda temos a percorrer.
De recordar que a gestão dos resíduos é uma forte preocupação do Município de Velas, sendo que promover a reciclagem é fundamental para garantirmos um futuro promissor em termos ambientais e de qualidade de vida da população.
Vamos todos continuar a reciclar…
Eu reciclo, e tu?!