O Município de Velas apresentou o projeto QUALPROTUR – Qualificação e Promoção Turística, projeto este desenvolvido no âmbito do trabalho levado a cabo pela Edilidade, em parceria com a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, por via do Núcleo Empresarial da Ilha de São Jorge.

Esta é uma iniciativa que visa dignificar aquela que é a oferta turística do Concelho das Velas, nas suas mais diversas vertentes.

Falando na apresentação do projeto, o Presidente da Autarquia Velense referiu que este é um sinal claro de que a Edilidade que preside está ao lado dos Empresários, sempre disponível para os apoiar nas mais diversas áreas.

Luís Silveira lembrou que, e como tem dito por inúmeras vezes, quando viajamos temos por norma três aspetos em conta, onde ficar, o que comer e o que fazer, sendo que são estes três pressupostos que os Empresários do Concelho têm também de pensar.

Recordando que o que mais conta é a memória que o turista leva das suas vivências e experiências, sendo que, da parte da Edilidade, continuamos a realizar o trabalho de melhoramento do espaço Público Municipal, reforçando a importância do bem servir no Setor Turístico.

O Autarca adiantou ser importante que os Nossos Alojamentos e Restauração não defraudem de forma alguma, aquilo que é a expectativa do Turista, sendo que, na maioria das vezes, são nos pequenos pormenores que está a diferença.

Falando da transversalidade do Setor, Luís Silveira lembrou que falar de Turismo é falar da Agricultura, das Pescas, do Artesanato, ou seja, de tudo aquilo que  temos para oferecer a quem nos visita, porque, e como continua a insistir, ter mais turistas na Nossa Terra, é ter mais pessoas a consumir a nossa carne, o nosso queijo, a consumir o nosso marisco, o nosso pescado, a levar o nosso artesanato, criando e deixando mais riqueza no Nosso Concelho e Ilha, numa dinâmica que leva à manutenção e criação de mais postos de trabalho.

Sim, porque vir a São Jorge e a Velas em particular, para além de poder vislumbrar as Nossas Belezas Naturais, como é o caso da Poça Simão Dias, a Ponta dos Rosais, entre muitos outros espaços, pode ver uma arquitetura ímpar, desde logo no Centro Histórico da Vila, onde pode visitar o Jardim da República e observar um dos Coretos mais bonitos de Portugal, ou mesmo visitar a Casa-Museu Cunha da Silveira e seus Núcleos Museológicos, o Centro de Apoio ao Artesanato, a Igreja de Santa Bárbara,  o Arquivo João Gabriel de Avila, entre outros.

A nível gastronómico é a Ilha onde pode degustar o Queijo de São Jorge com mais de 500 Anos de História, as famosas e únicas Ameijoas da Caldeira de Sto. Cristo, ou mesmo provar um Café de caraterísticas únicas a nível Europeu. 

Para o Presidente do Municipio de Velas, esta é igualmente mais uma forma de fornecer ferramentas de trabalho, uma vez que com este projeto são agora distribuídos pelos Empresários Locais uma série de brochuras, roteiros e mapas, com dados Históricos, Culturais e Turísticos, para que possam então depois entregar a todos quantos escolhem a Nossa Terra para seu destino de ferias.

Além de todo o material a ser distribuído, foi ainda elaborado um vídeo promocional, promovendo o que de melhor temos para oferecer, neste que é um destino de natureza, coroado com o nosso ex-libris turístico que são as Nossas Fajãs Reserva da Biosfera.

PROJETO QUALPROTUR APRESENTADO NAS VELAS