Decorre até ao próximo domingo, dia 07 de Julho, a 35ª Semana Cultural das Velas, naquele que é o primeiro grande Festival de Verão das Ilhas do Triângulo (São Jorge, Pico e Faial).

A edição deste ano tem como destaques no seu cartaz, Zé Amaro, Tributo, Noble, Pete Tha Zouk, Calema e Pedro Mafama.

Numa organização da Associação Cultural das Velas em parceria com o Município, a 35ª Semana Cultural tem como tema “Turismo e as Nossas Belezas Naturais”, contando, uma vez mais, com um amplo programa, que procura ser diversificado, trazendo nomes do panorama da música nacional e internacional, mas dando em simultâneo valor ao que é da Nossa Terra.

O Presidente do Município, Luís Silveira, considera o evento ser um importante contributo para o desenvolvimento da economia local, uma vez que nesta época há uma maior circulação de pessoas entre ilhas, e o cartaz cultural funciona quase como um roteiro turístico que abrange todas as faixas etárias, especialmente nas ilhas do Grupo Central, e em particular no Triângulo.

O Edil aproveitou a ocasião para deixar um reconhecimento e agradecimento a todos quantos ao fim de 35 anos têm contribuído para o sucesso do evento, em particular à Professora Isaura Carvalho que idealizou e concretizou a primeira edição, tendo sido atribuído o seu nome ao Largo onde se realiza esta “Nossa Festa de Verão”, tendo deixado ainda um agradecimento extensível a todos quantos contribuem para a realização do evento, desde patrocinadores, Instituições, Governo Regional dos Açores, Associação Cultural das Velas, bem como os Colaboradores da Autarquia e das Juntas de Freguesia do Concelho.

No âmbito da Sessão Solene de Abertura Oficial do evento, destaque para a atribuição da Chave de Ouro do Município, a maior distinção da Edilidade, a Sua Excelência o Presidente do Comité das Regiões Europeu, Dr. Vasco Cordeiro, pelo seu contributo na projeção e defesa da Região Autónoma dos Açores e por conseguinte da Ilha de São Jorge e Concelho de Velas.

Segundo Luís Silveira, a Edilidade pretendeu assim homenagear Sua Excelência o Dr. Vasco Cordeiro, o qual desempenhou o cargo de Presidente do Governo Regional dos Açores desde 2012 até 2020, igualmente pela cooperação demonstrada para com este Município, ao longo dos 10 anos de governação, tendo sido de todo importante para o desenvolvimento e prosperidade da Nossa Terra, merecendo o reconhecimento Municipal na sua máxima expressão.

Do programa da 35ª Semana Cultural das Velas, o primeiro dia contou com a Sessão de Abertura no Salão Nobre dos Paços do Concelho, presidida por Sua Excelência o Presidente do Comité das Regiões Europeu, seguindo-se a abertura da Expo Açores Artesanato e do Quiosque do Triângulo.

Logo de seguida, teve lugar o Desfile de Bandas Filarmónicas e atuação conjunta com a peça musical, Orselina de Franco Arrigoni.

A noite prosseguiu com a atuação da Filarmónica Lira Madalense (Ilha do Pico), a Filarmónica Lira Progresso Feteirense (Ilha do Faial) e da Filarmónica da Sociedade Urzelinense (Ilha de São Jorge).

Já o Palco dos Pescadores recebeu a atuação do artista Zé Amaro, terminando a primeira noite com os Dj’s Paiva e Overule na Tenda Eletrónica.

Para esta sexta-feira, decorre o Open Day com passeios de lancha Sra. de Fátima e Botes Baleeiros, Demonstração de Judo, atuação do Grupo Etnográfico da Beira e do Grupo de Folclore dos Rosais, bem como sobem ao Palco principal os Jorgenses Tributo e o Artista Noble.

35ª SEMANA CULTURAL DAS VELAS COM O TEMA “TURISMO E AS NOSSAS BELEZAS NATURAIS”