A Casa Museu Cunha da Silveira recebeu, ao longo de um mês, mais concretamente entre Setembro e Outubro, a formação em Renda de Bilros, uma tradição muito nossa e que se havia perdido no tempo.

Com esta iniciativa do Município, em parceria com a Associação para o desenvolvimento da Ilha de São Jorge a Casa dos Açores de Santa Catarina e a Prefeitura de Florianópolis, foi assim possível recuperar a História da Renda de Bilros em São Jorge, a qual foi levada pelos nossos antepassados para o Brasil, há sensivelmente 300 anos.

A formação foi ministrada por Rendeiras de Florianópolis, no âmbito da Geminação firmada entre Velas e esta Cidade no Sul do Brasil.

A Renda de Bilros é produzida pelo cruzamento sucessivo ou entremeado de fios têxteis, executado sobre o pique e com a ajuda de alfinetes e dos bilros.

Para o Presidente do Município é sem dúvida de todo importante este estreitar de laços para a manutenção das Nossas Tradições e Costumes.

De salientar que o evento contou com a participação de uma delegação da Prefeitura de Florianópolis.

O momento serviu ainda para Luís Silveira entregar à Primeira Dama de Florianópolis uma Coroa do Espírito Santo, para a Irmandade do Espírito Santo do Pântano do Sul, comunidade de origem Açoriana, e onde a fé ao Divino Espírito Santo se mantém bem viva.

VELAS RECUPERA TRADIÇÃO DA RENDA DE BILROS