O Auditório Municipal de Velas foi palco para a cerimónia de lançamento do Livro “12 Anos de Mandato” no qual está patente aquele que foi o Ciclo de Recuperação e Desenvolvimento do Concelho de Velas entre 2013 e 2025 sob a presidência de Luís Silveira.

Foram doze anos de reabilitação e valorização do património construído, de reabilitação do espaço urbano em todas as seis Freguesias do Concelho, mas mais que recuperar, reabilitar e construir, foram 12 anos onde se resgatou a História, a Cultura e as Tradições deste Povo com mais de 500 anos de História, deixando-as para as gerações vindouras.

Um livro que é nem mais do que um tributo a todos quanto fizeram a diferença no Concelho nos últimos 12 anos, sob a liderança deste projeto de forma louvável, tal como referiu Fátima Silveira, a autora do Prefácio.

Uma publicação para memória futura, registando o que foi feito, para que o tempo não apague o caminho percorrido, tratando-se sobretudo da importância da participação das pessoas na vida publica das suas comunidades.

Por seu turno, para Luís Silveira, que agora termina este ciclo de governação, realçou o trabalho desenvolvido, naquela que foi uma longa caminhada, mas com um objetivo muito claro, ou seja, fazer da Nossa Terra um lugar cada vez mais apetecível para viver e mais bem preparado para receber quem nos escolhe como destino de férias.

Segundo recordou, foram tempos difíceis e muito desafiantes, onde foi necessário resgatar o município da falência, credibilizar a imagem do Concelho e recuperar a esperança das pessoas num futuro mais promissor.

Percorrido este caminho “hoje assenta-se o sentimento de que tudo e todo o sacrifício valeu a pena”, realçou.

Luís Silveira diz deixar uma Autarquia munida de condições a todos os níveis para “continuar a se assistir ao desenvolvimento da Nossa Terra.

A cerimónia de lançamento do livro “12 Anos de Mandato” foi um momento cheio de simbolismo e emoção, o qual serviu ainda para homenagear, reconhecer e agradecer aos que durante 12 anos acompanharam e acreditaram no projeto “Pela Nossa Terra”.

Foram entregues Medalhas de Prata do Município a dois colaboradores da Autarquia, pela distinção da competência, sentido de serviço público, lealdade e empenho nas funções que lhes foram confiadas, nomeadamente Jorge Almeida, Técnico Superior na área do Ambiente e Coordenador Municipal de Proteção Civil, assim como a Carla Silveira, Chefe do Gabinete de Apoio à Presidência.

Por outro lado, foram também agraciados com Salvas Roger Sousa como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido entre 2013 e 2021 como adjunto e Chefe de Gabinete, a Mário José Soares, pelos relevantes serviços prestados na qualidade de Presidente do Conselho Executivo da Associação Cultural das Velas.

Foram ainda reconhecidos pelo seu emprenho e dedicação nos serviços prestados nas suas respetivas divisões entre 2013 e 2025, nomeadamente Jorge Humberto Henriques na qualidade de Chefe de Divisão de Urbanismo e Serviços Urbanos e Maria da Encarnação Pereira Soares na qualidade de Dirigente Intermédia de 4.º Grau da Unidade Orgânica de Finanças e Património.

Também não ficaram esquecidos os Presidentes da Assembleia Municipal, Vereadores e Presidentes de Juntas de Freguesia eleitos nas autárquicas do Concelho de Velas, nos mandatos compreendidos entre 2013 e 2025, os quis também receberam uma lembrança entregue pelo Presidente do Município de Velas, Luis Silveira.

Homenageadas foram ainda a Professora Maria Teresinha Soares, como gesto simbólico de gratidão e reconhecimento para com as pessoas que integraram o Projeto de desenvolvimento do Concelho, denominado “Pela Nossa Terra”, assim como a Senhora Maria Deolinda Luís Silveira, como gesto simbólico de gratidão e reconhecimento pelo papel determinante no apoio ao Presidente da Edilidade, no caso em apreço, a sua mãe.

De salientar que a anteceder a cerimónia de lançamento do livro e respetivas homenagens, teve lugar a inauguração do Monumento “Um Ciclo de Recuperação e Desenvolvimento”, da autoria do Escultor Jorge Fonseca, assim como da Medalha Comemorativa da autoria do Arq.º Júlio Rodrigues, o qual está patente junto ao Auditório Municipal de Velas.

Velas, 03 de novembro de 2025

12 ANOS DE MANDATO DE LUÍS SILVEIRA REGISTADOS EM LIVRO