O Centro Histórico da Vila de Velas voltou a encher-se de luz e cor para assinalar o tradicional “Dia das Montras”, naquela que é uma organização do Município de Velas, em parceria com a Associação Cultural das Velas e o Núcleo Empresarial da Ilha de São Jorge.
Uma noite que voltou a trazer visitantes de toda a ilha até às ruas da nossa Vila, onde se premeia o convívio e a animação, com a participação das nossas instituições.
A noite começou com a abertura da iluminação e decoração natalícia do Centro Histórico, momento que atrai centenas de visitantes o que, para o executivo municipal é um importante estímulo para o comércio local.
Destaque ainda para a abertura da exposição de Árvores de Natal da EBS de Velas, no Edifício dos Paços do Concelho, assim como da exposição Eco-Natal na Casa Museu Cunha da Silveira.
A Praça Velha recebeu a apresentação musical por parte do Ensino Artístico da EBS de Velas, seguida do tradicional desfile que contou com a participação do Grupo Etnográfico da Beira, do Grupo de Folclore dos Rosais, e das filarmónicas Nova Aliança, Lusitânia Club Recreio Velense, Santo Amaro e União Popular da Ribeira Seca.
A animação musical continuou durante a noite com “Renan” na Praça Velha e “Djalmo Couto” no Edifício dos Paços do Concelho.
Para alegria dos mais novos houve ainda pinturas faciais e pelas ruas do Centro Histórico andou o Pai Natal com os seus ajudantes.
De realçar que neste dia teve lugar igualmente o Mercado de Natal, que decorreu no espaço do Mercado Municipal, momento aproveitado para venda de artesanato e outro tipo de produtos alusivos à época, assim como a realização do habitual “Concurso de Montras”.
Para a Presidente da Câmara Municipal de Velas, Catarina Cabeceiras, este é um importante evento que ajuda a dinamizar o comércio local, atraindo visitantes de toda a ilha para um ambiente festivo e acolhedor, para além de dar início à época natalícia no nosso concelho.





























































