O Nosso Presidente, Luís Silveira, participou na apresentação do projeto do Caminho Agrícola do Farol, uma antiga aspiração, nomeadamente dos Lavradores Jorgenses, e em especial os que ali têm as suas explorações.

Trata-se de uma zona integrada no POA Rosais/ Beira/Sto. Amaro, na zona poente da Ilha, numa extensão total de sensivelmente 6 km, onde se situa a maior bacia leiteira do Concelho, com cerca de 16 explorações agrícolas, o que por si só, segundo o Autarca, se torna importante que o arranjo deste caminho seja uma realidade.

Luís Silveira ressalva igualmente uma outra componente importante deste troço, nomeadamente a componente turística, sendo a Ponta dos Rosais um dos ex-libris, Reserva da Rede Natura, onde está instalado o antigo Farol, assim como a Vigia da Baleia, a última que funcionou no Triângulo.

O Edil vê com agrado o projeto agora apresentado, num investimento global de sensivelmente de 3 milhões de euros, mais IVA, com 85% de participação comunitária por via do PEPAC e 15% do Orçamento da Região e que, além de criar mais e melhores condições a quem nele circula, pretende igualmente valorizar o território, com o pormenor de ser feito em asfalto pigmentado de vermelho, por forma a não ferir a paisagem, naquilo que é a sua integração, imitando assim o atual saibro avermelhado. 

Luís Silveira admite que, ao fim de 24 anos como Autarca, ver luz ao fundo do túnel neste projeto é gratificante, sendo o cumprir de algo que se pretende há muitos anos, e que em muito contribuirá para a sustentabilidade do Sector Agrícola da Ilha, no caso em apreço nesta zona em particular do Concelho de Velas.

APRESENTADO O PROJETO DO CAMINHO DO FAROL DOS ROSAIS