Com o objetivo de fortalecer e modernizar a infraestrutura tecnológica do Município, foi identificado um conjunto de soluções que contribuiu para alavancar a transição digital com foco nos cidadãos e nas empresas. Neste âmbito, o presente projeto ambiciona implementar uma rede segura, eficiente e capaz de responder às necessidades digitais que tem vindo a ganhar relevância indiscutível, com enfoque na modernização tecnológica, na cibersegurança e na integração de soluções inovadoras para a gestão pública.

No seguimento da implementação de uma rede segura e eficiente este projeto irá contar com o incremento de cibersegurança – Rede Segura. O reforço da segurança informática que inclui a substituição de switches e access points para a implementação de sistemas Access Control (NAC), garantem que apenas dispositivos autorizados podem aceder à rede protegendo os dados sensíveis do município contra acessos não autorizados e potenciais ciberataques. Por outro lado, ocorrerá uma evolução na gestão organizacional e desenho de processos para tornar mais eficiente a gestão de recursos tecnológicos. Contempla-se a renovação com equipamentos modernos e de maior capacidade para a consequente otimização dos processos. Considerando o desenvolvimento e integração de aplicações informáticas será criada uma infraestrutura de rede para facilitar a integração de aplicações informáticas. A colaboração e fluxo de informações em tempo real serão promovidos pela comunicação entre os diferentes departamentos do município e a Administração Pública Regional. Como último destaque, de extrema importância, expecta-se a capacitação dos órgãos do poder local no âmbito do Normadismo Digital a fim de permitir o acesso dos funcionários aos sistemas do município, de forma segura e eficiente, independentemente da sua localização.

Na ótica de transformação dos serviços públicos, é impreterível incluir uma plataforma de sistema de informações geográficas, o ArcGIS e respetivo equipamento para utilização. Esta plataforma é uma ferramenta poderosa de suporte para a transformação da gestão pública, contribuindo para que o município integre dados geoespaciais, analise e visualize informações cruciais de forma estratégica. As principais vantagens a destacar são a melhoria no planeamento urbano e infraestrutura, a gestão eficiente de recursos naturais e ambientais, melhoria na gestão de serviços públicos, tomada de decisão baseada em dados e análises espaciais, transparência e acessibilidade para os cidadãos, eficiência na gestão de dados e processos administrativos melhoria no planeamento de transportes e mobilidade urbana e redução de custos e melhor aplicação de recursos.

Através desta candidatura é efetuado um levantamento global da estrutura atual permitindo verificar inconsistências vulnerabilidades e inconformidades com boas práticas, a revisão do esquema e estrutura organizativa efetuando a análise e diagnóstico da situação existente e a proposta de soluções de correção e organização.

Implementar políticas e configurações que reforcem a segurança e facilitem a administração da Active Directory.

Configurar uma Public Key Infrastructure (PKI) integrada ao Active Directory e utilizar certificados digitais para autenticação segura em redes Wi-Fi.

Pretende-se implementar um servidor de autenticação centralizado para garantir maior controle e segurança na gestão dos acesos à rede, a criação de uma certificação interna de acessos para utilização segura das redes.

Será criado um conjunto de mecanismos visando uma rede segura com a renovação de switches e access points visando a melhoria de desempenho e conetividade, a segurança avançada e a eficiência energética bem como suporte a múltiplas ligações simultaneamente com maior eficiência, maior débito e cobertura e uma gestão inteligente oferecendo maior flexibilidade para diferentes necessidades de implementação.

Esta modernização permitirá uma transformação digital significativa dos serviços municipais, centrando-os nos cidadãos e nas empresas, promovendo um acesso mais simples, seguro e eficaz.

Será ainda efetuada no âmbito deste projeto um conjunto de formações que visem a capacitação dos utilizadores com diversos níveis consoante a responsabilidade e intervenção enquanto utilizadores ou administradores da rede municipal, garantindo a boa utilização e o entendimento das soluções implementadas, quer para o mero utilizador quer para os técnicos das TI do Município.

Entidade Benificiária: Câmara Municipal de Velas

Custo Total Elegível: 193.352,22€ (cento e noventa e três mil trezentos e cinquenta e dois euros e vinte e dois cêntimos),