O Município de Velas e a Associação Cultural de Velas promovem mais uma edição das Festas de São Jorge, a qual tem, este ano, como tema central “Geminações, Velas Abertas ao Mundo”.

As celebrações iniciaram-se quarta-feira, dia 23 de Abril, o Dia Maior do Concelho, Feriado Municipal, Dia do Patrono o Santo São Jorge, com a Missa na Igreja Matriz de Velas e Procissão que percorreu as principais ruas do Centro Histórico da Vila.

Seguiu-se o Capítulo de Entronização de Novos Confrades da Confraria do Queijo de São Jorge, assim como a Sessão Solene, este ano presidida por Sua Exa. o Ministro da Defesa Nacional, Dr. Nuno Melo, durante a qual foram homenageados com a entrega da Medalha de Prata, Medalha de Ouro e Chave de Ouro do Município, personalidades e Instituições que têm, ao longo do tempo, enaltecido e promovido o Nosso Concelho.

Assim, foram homenageados com Medalha de Prata o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e o COA – Comando Operacional dos Açores, pela inestimável colaboração na gestão, controlo e acompanhamento da Crise Sismo Vulcânica que se iniciou a 19 de Março de 2022 na Ilha de São Jorge, e mais em particular no Concelho e Velas.

Foi ainda homenageada com Medalha de Prata a Dra. Natália Lopes, pelo exercício da sua carreira profissional, durante quarenta e quatro anos, de forma eximia em prol da qualidade de vida da População da Ilha e, em particular, do Nosso Concelho.

Por outro lado, foi homenageado com a Medalha de Ouro do Município António Silveira, pelo contributo e trabalho relevante enquanto Presidente desta Autarquia desde 01 de Janeiro de 1994 e durante dezasseis anos, bem como pelo papel ativo que desenvolveu em diversos Setores da Sociedade Velense.

Nesta cerimónia foi ainda entrega a Chave de Ouro do Município a Sua Exa. o Senhor Presidente do Governo Regional dos Açores, Dr. José Manuel Bolieiro, pela sua incomensurável colaboração, solidariedade e presença num momento tão difícil para a População Jorgense, e em particular Velense, aquando da Crise Sismo Vulcânica iniciada a 19 de março de 2022, bem como, pelo seu contributo na projeção e defesa da Região Autónoma dos Açores e por conseguinte da Nossa Ilha e Concelho.

O Primeiro dia das festividades ficou marcado ainda pelo lançamento do livro “Azuleijos” da autoria do Jorgense António Pedroso, a inauguração da Exposição de Fotografia “Gente e Natureza da Nossa Terra” de Jorge Blayer Góis, tendo a noite terminado com o concerto do Grupo Terceirense “Quarto Crescente & Amigos” no Auditório Municipal de Velas.

Para Luís Silveira, Presidente da Edilidade, o Município continua, assim, a trabalhar para dinamizar a Nossa Terra, por via da Nossa Cultura e Tradições, aquilo que de melhor temos para oferecer, nomeadamente as Nossas Fajãs – Reserva da Biosfera, a Nossa Gastronomia, coroada com o Queijo De São Jorge DOP, com mais de 500 anos de História, assim como o bem receber das Nossas Gentes, para acolher todos aqueles que nos escolhem para o seu destino de férias.

“GEMINAÇÕES, VELAS ABERTAS AO MUNDO” É TEMA DAS FESTAS DE SÃO JORGE 2025