A Ilha do Porto Santo, Madeira, recebe as III Jornadas Atlânticas de Turismo – JAT, evento que surge no âmbito da geminação entre os Municípios de Velas (Açores), Sal (Cabo Verde) e Porto Santo (Madeira), depois da realização das I e II Jornadas nas Velas (2023) e Sal (2024), respetivamente.

Luís Silveira, Presidente do Município, que falava na sessão de abertura do evento, reforçou uma vez mais a importância da realização destas jornadas, sendo este um desafio ganho, onde se juntam estas três Ilhas, três destinos com Reservas da Biosfera, em torno do mesmo objetivo.

O Autarca, lembrando os 32 anos de Geminação entre Velas, Porto Santo e Sal, assinalados este ano, recordou os objetivos destes encontros, que abordam questões de extrema relevância e inerentes aos três destinos, aprendendo uns com os outros, o que cada qual faz de melhor.

Luís Silveira, realçou igualmente a importância dada a estas Jornadas, exemplo disso é a presença da representante do Turismo de Portugal, do Presidente do Conselho de Administração da SATA, assim como do próprio Governo Regional dos Açores, com a presença da Senhora Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.

O Edil, recordando o crescimento que se tem vindo a registar no turismo, lembra que, e como costuma dizer, ter mais turistas, é ter mais pessoas a consumir aquilo que é nosso, desde a gastronomia ao artesanato, gerando riqueza e impulsionado o setor empresarial que, por esta via tem a possibilidade de gerar e criar mais e novos postos de trabalho na Nossa Terra.

O Presidente do Município destacou ainda a importância dos temas que serão debatidos nestas jornadas, sendo estes determinantes para os objetivos que se pretendem para cada um destes três destinos, sendo importante dar seguimento às mesmas, por forma a se encontrar soluções para se continuar a dar mais e melhores condições à Nossa População e a todos quantos nos visitam, como um destino apetecível, acolhedor com o bem saber receber das Nossas Gentes.

Esta terceira edição das Jornadas Atlânticas de Turismo são compostas por três painéis, sendo que o primeiro, esta manhã, abordou os temas da Sazonalidade”, tendo como oradores a Dr.ª. Rita Madruga, Presidente da Comissão Executiva do Núcleo Empresarial de São Jorge; Dr.ª Ana Maria Carvalho, Secretária Geral da Câmara de Turismo de Cabo Verde e Dr.ª. Nivalda Gonçalves, Presidente da Sociedade de Desenvolvimento de Porto Santo. Já o segundo painel abordou o tema da “Animação Turística”, sendo oradores Pedro Soares, empresário de Turismo de Velas; Dr. Carlos Santos, assessor do Ministros do Turismo de Cabo Verde; e Sofia Santos, empresária de Turismo de Porto Santo.

Durante a tarde teve lugar um passeio turístico pela Ilha do Porto Santo, terminando o dia com uma prova de produtos regionais. Para amanhã, último dia das Jornadas, decorre o terceiro Painel, onde será abordado o tema “Comunicação no Destino”, sendo oradores o Dr. Rui Coutinho, Presidente do Conselho de Administração da SATA; Dr.ª Dilma Cruz, Administradora Executiva do Instituto de Turismo de Cabo Verde; assim como marcará presença a Associação de Promoção da Madeira.

As III Jornadas Atlânticas de Turismo terminam esta quarta-feira com um passeio interpretativo pelo Centro Histórico da Cidade, finalizando com uma prova de produtos tradicionais.

III JORNADAS ATLÂNTICAS DE TURISMO DECORREM NA ILHA DO PORTO SANTO – MADEIRA