O Presidente do Município presidiu à cerimónia de inauguração de um Palheiro Típico na Freguesia dos Rosais.

A inauguração ocorreu após a recuperação deste imóvel, de traça Arquitetónica original, por forma a perpetuar no tempo e para as gerações vindouras, este tipo de construção, cuja função era o apoio ao ciclo agrícola de base à sustentabilidade das famílias, por via dos produtos vindos da terra, como as hortícolas e os cereais.

A recuperação assentou num projeto da responsabilidade do Gabinete Técnico do Município, a quem coube também fiscalização da obra, com apoios do Prorural+ enquadrado no PO2020, no âmbito de uma candidatura por via da Adeliaçor, suportando o Município o valor do IVA.

Este equipamento, que integra a Rota Turística “Vivências da Nossa Terra”, conta com um espólio no seu interior igual ao tradicionalmente usado nos antigos palheiros, ou seja, os utensílios e réplicas dos animais usados para trabalhar a terra.

O Palheiro Típico vem juntar-se a uma série de outros edifícios que já foram requalificados na freguesia, como o caso da antiga Vigia da Baleia, as Pias das Lavadeiras, o antigo Posto de Leite, os Moinhos Típicos, entre outros, recuperando, assim, parte da história de um povo, das suas raízes e da vida simples e trabalhadora que sempre o caracterizou.

INAUGURAÇÃO DE PALHEIRO TÍPICO EM ROSAIS