O Presidente do Município, Luís Silveira, participou na Cerimónia de Inauguração da nova Sede da Banda Filarmónica de Santo Amaro, cerimónia esta presidida pelo Sr. Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, em representação do Sr. Presidente do Governo Regional dos Açores.
Falando na ocasião, o Autarca relembrou que esta obra, cujo processo de construção foi bastante complexo, entre burocracias e inúmeros outros entraves, levou cerca de 15 anos até ser concretizada.
A construção vem substituir o antigo edifício da Sociedade Recreio Amarense, Filarmónica com cerca de 100 anos de história, num espaço que agora fica ao dispor da População da Freguesia e de quem dele necessitar.
Segundo Luís Silveira, só com muito empenho, dedicação, trabalho e alguma audácia, se conseguiu concretizar a obra, num percurso difícil, onde foi preciso muita resiliência e até mesmo alguma teimosia, destacando a importância deste investimento que, na sua opinião, já está ganho por todo o trabalho que tem sido desenvolvido pelos Corpos Sociais da Casa do Povo e pela sua Filarmónica.
O Edil Velense deixou ainda elogios ao Arquiteto do Município e ao Gabinete Técnico, pelo trabalho desenvolvido, deixando ainda uma palavra de grande apreço ao empreiteiro José Laurindo que, com todos os percalços, inclusive um acidente de trabalho da qual o próprio foi vítima no decorrer desta obra, conseguiu levar a mesma a bom porto, assumindo assim a palavra dada, destacando esta como um dos bens maiores da humanidade.
Recorde-se que o Município se associou a este processo, abraçando o mesmo por via do seu Gabinete Técnico, coordenado pelo Arquiteto Júlio Rodrigues, na requalificação do projeto inicial, por forma a que este se tornasse esteticamente mais enquadrado no meio em que se insere, bem como funcional, indo ao encontro das necessidades da Instituição.
Tratou-se assim de um investimento global superior a meio milhão de euros, comparticipado em 50% por parte do Governo Regional e os restantes pelo Município.
Luís Silveira aproveitou ainda a ocasião para anunciar as próximas obras a concretizar na Freguesia de Santo Amaro, nomeadamente a Sede da Junta de Freguesia, por via da adaptação e reabilitação do Edifício da antiga Escola Primária e que contará com um investimento também na ordem do meio milhão de euros, suportado em 50% por parte Município e os restantes 50% pelo Governo Regional dos Açores, conforme compromisso já assumido.
Em suma, nunca é demais referir que o Município continua assim empenhado em colaborar com as Instituições do Nosso Concelho, permitindo o desenvolvimento das suas atividades, deixando uma palavra de reconhecimento e agradecimento a todos quantos dispensam o seu tempo a favor das Instituições da Nossa Terra.