Ontem, quarta feira, depois de 4 anos na vizinha Ilha do Pico, a Lancha Baleeira Senhora de Fátima regressou às Velas.
O Presidente do Município de Velas, Luís Silveira, esteve a aguardar a embarcação depois de ter reunido, no ano passado, com o Senhor Director Regional da Cultura e, posteriormente, com a Comissão do Conselho Consultivo do Património Regional Baleeiro e ter acordado o regresso desta lancha baleeira, com um significado histórico de grande riqueza e tendo sido construída por um filho da Nossa Terra, Manuel Maria Gambão, e reconstruída pelo Mestre João Alberto das Neves, que concretizou a sua actual versão.
O Município fica assim também responsável por tudo o que for inerente à conservação e manutenção da Lancha Senhora de Fátima e é com muito orgulho e satisfação que a viu chegar à nossa baía.
Assim, esperamos que esta possa efectivamente ser o motor de desenvolvimento daquilo que foi a Baleação na nossa Ilha, cabendo agora ao Clube Naval das Velas desenvolver e participar nas atividades que assim entender.
Por fim, um agradecimento a todos quantos participaram neste processo, nomeadamente ao Paulo Viegas, pela colaboração e apoio prestado.