No âmbito da Visita Estatutária que o Governo Regional está a realizar à ilha de São Jorge, o Nosso Presidente Luís Silveira acompanhou o Presidente do Governo Regional dos Açores numa visita à Escola Profissional da Ilha de São Jorge (EPISJ).
A visita teve o intuito de observar o bom uso dos equipamentos adquiridos, por esta escola, por via do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), nomeadamente o reequipamento da oficina, onde são dadas as aulas práticas das turmas de Mecatrónica, das Estufas situadas na Quinta Pedagógica, para formação prática dos alunos no Curso de Agropecuária, e a remodelação tecnológica, no caso em apreso, do Laboratório Informático, transversal a todos os cursos lecionados pela unidade de ensino em causa.
Um investimento superior a 225 Mil Euros, onde já foram executados mais de 215 Mil Euros, permitindo assim um salto qualitativo na formação técnica e prática dos alunos.
Recorde-se que atualmente, a EPISJ conta com 124 formandos distribuídos por sete cursos profissionais, nomeadamente três turmas do curso de Técnico de Mecatrónica Automóvel, três de Produção Agropecuária e uma de Técnico de Ação Educativa. De salientar que esta escola tem protocolos com Cabo Verde, permitindo a integração de alunos daquele país.
Em suma, o caminho percorrido pela Escola Profissional de São Jorge, confere-lhe ser presentemente uma das Escolas Profissionais de maior reputação e referência na Região, atraindo alunos de inúmeras ilhas, sendo que atualmente sensivelmente 50% dos mesmos são provenientes do exterior à ilha de São Jorge, desde logo pelas taxas de empregabilidade dos seus formandos ser superior a 95%, o que bem demonstra a sua qualidade formativa.






