O Presidente do Município de Velas, Luís Silveira, em representação da AMRAA (Associação de Município da Região Autónoma dos Açores), esteve recentemente no Brasil, em Florianópolis, Estado de Santa Catarina, no âmbito do projeto “Viver Açores: Conhecer é Viver”.

Trata-se de um projeto, de iniciativa privada, que pretende assinalar os 275 anos da chegada dos primeiros Açorianos a este Estado Brasileiro, aproximando os Açores e Santa Catarina, tendo como objetivo implícito de convidar os Catarinenses a conhecer, viver e valorizar a Cultura Açoriana e os Açorianos, destacando os traços que esse processo imigratório consolidou neste Estado.

Falando no Brasil, o Autarca considerou que “a tantos quilómetros de distância, ver a forma viva como se mantém as Tradições e a Cultura do Povo Açoriano, é fantástico e é como estar em casa. Quando se diz que Santa Catarina é a 10ª Ilha dos Açores, não tenho dúvida que assim seja, quer pela vivência quer pela paixão que os Catarinenses têm pelos Açores e por este Povo que migrou há quase 275 anos”.

Por outro lado, Luis Silveira diz esperar que, com este projeto, se possa abrir portas e novos horizontes entre o Arquipélago dos Açores e Santa Catarina, em que se possa registar uma intensificação do turismo entre ambos.

“Esperemos que possa haver o desejo, quer dos que vivem em Santa Catarina de visitar a Terra dos seus antepassados, que partiram para o Brasil à espera duma vida melhor e que ajudaram a construir a Santa Catarina de hoje, quer dos Açorianos de visitarem Santa Catarina, a Terra que acolheu os seus antepassados, tendo estes deixado um legado muito forte da Cultura, Tradições e Gastronomia Açoriana”.

LUÍS SILVEIRA ESTEVE JUNTO DA COMUNIDADE AÇORIANA EM SANTA CATARINA NO BRASIL