O Presidente do Município de Velas reuniu com o Governo Regional dos Açores, no âmbito da visita Estatutária que este realizou à Ilha de São Jorge, onde apresentou uma série de reivindicações para o Concelho, passando por vários setores, desde logo ao nível agrícola, dos transportes e saúde.
Luís Silveira entregou, ao Presidente do Governo Regional dos Açores, um memorando com cerca de 400 páginas, onde são referenciadas essas reivindicações, e correspondência trocada sobre os vários temas e sectores.
No âmbito da reunião, foram abordadas temáticas de grande relevância para o Concelho e Ilha, desde logo no Setor da Saúde, nomeadamente a Construção do Novo Bloco a Sul do atual edifício do Centro de Saúde de Velas, que defende ter mais e melhores serviços, principalmente ao nível dos cuidados continuados e paliativos, mas também mais algumas especialidades medicas e equipamentos de diagnostico.
Ao nível da agricultura, Luís Silveira destacou as necessidades urgentes, essencialmente naquilo que são as acessibilidades, lembrando que São Jorge representa cerca de 20% do setor agrícola da Região.
Em cima da mesa estiveram igualmente outros assuntos importantes e já reivindicados em outras ocasiões, como é o caso do reordenamento do Porto das Velas, nomeadamente com a construção de uma Nova Marina na Baía de João Câncio, passando o Porto de Pescas para atual Marina, ficando o Porto de Pescas paras as Marítimo-Turísticas, mas também uma série de outros pequenos melhoramentos desde a reabilitação de miradouros, rotundas ou sobras de estrada, tendo ficado o compromisso, nesta matéria, de continuar a parceria e proximidade por via de Contratos ARAAL para estes pequenos investimentos, mas que são determinantes para o embelezamento da ilha e em particular do Concelho de Velas.
Em relação a investimentos de grande montra, Luís Silveira mostra-se satisfeito com o compromisso assumido pelo Governo Regional dos Açores de que o próximo Plano e Orçamento contemplará algumas das reivindicações, nomeadamente no que diz respeitos às pavimentações dos perímetros agrícolas da responsabilidade do IROA, nomeadamente o POA Sto. Amaro/Beira/Rosais, com a pavimentação do denominado Caminho do Farol.
No que diz respeito aos transportes, nomeadamente aéreos, Luís Silveira recebeu da parte do Governo Regional a garantia de que será tido em conta, nos horários de época baixa, ligações diárias com saída da Região por via das Gateways, ou seja, sem a necessidade de pernoita noutra ilha, podendo um Jorgense chegar no mesmo dia ao Continente Português, bem como a disponibilidade para analisar o aumento do Parque de Estacionamento do Aeroporto de São Jorge, em terreno propriedade da Região.
Em relação a uma segunda saída alternativa da Vila de Velas, por via terrestre, um tema há muito reivindicado, o Autarca recebeu como resposta que neste momento decorre um estudo para aferir da estabilidade da encosta, em termos geológicos, para a construção dessa via alternativa, determinante em termos de Proteção Civil.
Contudo, há outras preocupações que ficam por responder, ou não têm a resposta que se pretende, contudo, o Edil, nesta matéria, reconhece que os Açores são nove Ilhas, tendo noção que os recursos não são infinitos.
Salientou a importância de investimentos estruturantes de Ilha como é o caso do novo Matadouro de São Jorge ou a Transversal Sul/Nortes, já em processo de concurso publico ou consignação.
Em suma, Luís Silveira diz estar satisfeito com as respostas e garantias dadas pelo Governo Regional, garantindo que continuará, sempre que necessário, chamar a atenção ao Governo para o cumprimento daquilo que foi assumido, em prol dos Velenses e Jorgenses em geral.
De salientar que á margem da reunião com o Governo Regional dos Açores, o Município apresentou o projeto de reabilitação e adaptação da antiga Escola Primária e Santo Amaro, da autoria do Gabinete Técnico do Municipio, espaço que, após as obras, será transformada na sede da Junta de Freguesia de santo Amaro.