Tomaram posse os novos órgãos autárquicos para o quadriénio 2025-2029 no Município e Assembleia Municipal de Velas, na sequência das últimas eleições autárquicas de 12 de outubro.

Catarina Cabeceiras, a nova Presidente do Município de Velas, adiantou ser este um momento de enorme emoção e sentido de responsabilidade, no início de um novo ciclo no concelho.

No seu discurso de tomada de posse, a autarca adiantou ser o momento de olhar em frente com humildade e ambição, com um compromisso de continuidade e de renovação. “Continuar o que está bem, melhorar o que precisa de ser ajustado e abrir novas oportunidades para o futuro com foco nos velenses”, referiu.

Segundo Catarina Cabeceiras, as famílias têm de estar no centro das políticas municipais, onde se quer um concelho que seja possível viver com dignidade, não esquecendo o problema da fixação da população.

A habitação é outra das preocupações, sendo necessário respostas com políticas integradas, onde se junta a criação de uma incubadora de empresas estimulando novas ideias de negócio.

A nova autarca não esquece o papel reivindicativo que a edilidade deve ter junto de quem de direito, para se conseguir mais e melhores ligações aéreas e marítimas para a ilha, reforçando o papel fundamental do turismo.

Mas muitos são os desafios, desde o abastecimento de água, a rede de recolha de resíduos, a aposta na juventude, no desporto e na cultura, não esquecendo o papel importante das instituições.

No seu discurso, Catarina Cabeceiras recordou que cuidar das pessoas é o melhor investimento que uma autarquia pode fazer.

Defendeu ainda ser necessário criar um concelho com emprego e oportunidades. “E é por isso que pretendemos avançar com a criação de uma incubadora de empresas, para apoiar os jovens empreendedores e estimular novas ideias de negócio”, salientou.

A nova autarca tenciona igualmente apostar na juventude, na cultura e no desporto, criar o Orçamento Participativo Jovem e apostar em políticas sociais que promovam a participação ativa dos idosos e apoiem as famílias.

No plano financeiro a autarca diz querer ser fiel aos princípios de rigor e responsabilidade que marcaram a gestão das Velas nos últimos anos.

Catarina Cabeceiras assegurou que lidera uma equipa que acredita que o futuro das Velas se constrói com trabalho, diálogo e verdade e que está pronta para ouvir e servir.

O novo Executivo Municipal é composto pela Presidente Catarina Cabeceiras, Vice-presidente Marco Almada e os Vereadores Sofia Rodrigues e Jorge Almeida.

Já a Mesa da Assembleia Municipal é composta pela Presidente Lena Amaral e os Secretários Mário Soares e Janete Fonseca.

UM NOVO CICLO COM AS FAMÍLIAS NO CENTRO DAS POLÍTICAS MUNICIPAIS