O Município de Velas voltou a marcar presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, por via do Stand dos Açores em parceria com a Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores – AMRAA, evento que decorreu entre 28 de Fevereiro e 3 de Março, nos pavilhões da FIL/ Parque das Nações, em Lisboa.
A BTL é sinónimo de inovação e criação de oportunidades para todos os participantes, sendo o maior certame a nível Nacional e um dos maiores e mais importantes a nível Internacional no Setor Turístico.
O objetivo desta participação, passou por promover o destino de natureza, por via da marca “Velas, Capital do Queijo”, contribuindo para a captação de turistas a visitar a Nossa Terra, privilegiando as deslumbrantes paisagens, as emblemáticas Fajãs (Reserva da Biosfera), bem como, a Nossa gastronomia, coroada com o que denominamos como a Nossa Joia da Coroa, o Queijo de São Jorge – DOP.
Esta presença na BTL, que temos vindo a fazer de forma mais efetiva, tentando melhorar de ano para ano, com a aprendizagem e sensibilidades que vamos recebendo, foi sem dúvida mais um ano de afirmação da marca “Velas, Capital do Queijo”, a julgar inclusive pelos elevado número de visitantes que visitaram o Nosso espaço.
Para o Presidente do Município esta participação é de todo importante, a par de todo o restante trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Edilidade, na projeção deste destino turístico, sendo este um setor que em muito poderá contribuir para o desenvolvimento da Nossa Terra, trazendo sustentabilidade económica, bem como a manutenção e criação de novos postos de trabalho.
Uma promoção que pretende igualmente diminuir a sansonalidade e começar a receber turismo mais cedo, antes da época alta. Mais turistas é mais economia, mas população flutuante, que mexe com todos os setores, sobretudo primários, mas não só, é consumir a nossa carne, o nosso queijo, o nosso pescado e marisco, assim como levar o nosso artesanato local, etc.
Por outro lado, o Autarca considera igualmente importante a promoção do destino “Triângulo”, por via da Associação de Municípios do Triângulo, tendo por objetivo de promover estas três ilhas como um pacote turístico de “baixo custo e excelente qualidade”, com o lema uma viagem, três destinos.
Este é um destino de natureza, onde as águas do Atlântico vão-se rendendo aos pedaços de Terra, em que as tradições e a beleza enfeitiçam qualquer suspiro de descoberta.