As Velas voltaram a receber mais uma edição do Colóquio Internacional “O Atlântico Ibero-Americano (séculos XV a XX), História, Memória e Cultura Visual em São Jorge”, numa organização do CHAM – Centro de Humanidades da NOVA FCSH e da Universidade dos Açores.

O Presidente do Município, Luís Silveira, marcou presença no evento, que muito enriquece a Nossa Terra e que juntou investigadores de várias áreas, de Portugal, Espanha e Brasil, com a ênfase sobre a interdisciplinaridade, com os trabalhos a abordarem problemáticas associadas à História do Atlântico e à sua interação com a Memória e a Cultura Visual.

O objetivo da edição de 2024 passou por potenciar o papel e a importância da imagem, como fonte historiográfica, símbolo da cultura pós-moderna e como reflexo de contextos, sociedades e quotidianos, assuma a centralidade da análise e das reflexões.

De recordar que o colóquio realiza-se há 13 anos em São Jorge e gradualmente ganhou uma dimensão Nacional e Internacional pela importância dos temas debatidos, contando com a cooperação da Santa Casa da Misericórdia de Velas, do Município de Velas e do Museu Francisco Lacerda.

VELAS RECEBE COLÓQUIO INTERNACIONAL “O ATLÂNTICO IBERO-AMERICANO (SÉCULOS XV A XX)”