O Auditório Municipal de Velas recebeu a apresentação do projeto TASTE Azores Sustainable Tourism Experiences, desenvolvido pelo Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico e pelo CHAM – Centro de Humanidades da Universidade dos Açores.
Os vídeos do projeto TASTE, são documentários de cariz antropológico, incidindo sobre a temática da gastronomia típica e tradicional, sendo objetivo, contribuir para a promoção do turismo no arquipélago, através da valorização da gastronomia, privilegiando a identidade regional, constituinte intangível do nosso património cultural.
O Presidente do Município, que falava na abertura do evento, felicitou o projeto, na pessoa do Dr. Duarte Nuno Chaves, o qual contou com o apoio do Município nas gravações realizadas na Ilha de São Jorge.
Luís Silveira lembrou, a este propósito, que o projeto TASTE vai ao encontro daquilo que é a linha da própria Autarquia, ou seja, desenvolver o turismo, sendo este de todo determinante para a economia local, uma vez que, como tem dito por diversas vezes, este é um setor que mexe com todos os restantes.
Sim porque ter mais turistas na Nossa Terra, é ter mais pessoas a consumir tudo aquilo de bom produzimos, seja a nossa carne, o nosso queijo, o nosso pescado ou marisco, ou mesmo levando o nosso artesanato local.
O Autarca reforçou igualmente a boa gastronomia que temos para oferecer a quem nos visita, uma gastronomia com História deixada pelos Nossos Antepassados, num destino de natureza e onde se tem uma grande atenção pela sustentabilidade ambiental.
No âmbito deste projeto, em São Jorge, mais concretamente no Concelho de Velas, foram realizadas gravações sobre as Sopas do Calhau da Fajã do Ouvidor, do Bolo da Coalhada, das Rosquilhas e Bolo de Véspera do Espírito Santo, sobre o Queijo de São Jorge, das Espécies de São Jorge, da Linguiça e Inhame da Fajã da Ribeira da Areia e da Sopa de Galinha da Fajã do Ouvidor.