No âmbito da realização das Festas de São Jorge 2023, o Município de Velas promoveu o evento “CheeseINature”, o qual pretendeu enaltecer e promover aquele que denominamos como a Nossa Joia da Coroa, o Queijo de São Jorge DOP, tendo por base a marca registada “Velas, Capital do Queijo”, numa parceria com a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, através do Núcleo Empresarial de São Jorge, por via de uma candidatura conjunta ao Quadro Comunitário de Apoio PO2020.

A sessão da manhã, que teve lugar no Auditório Municipal de Velas, contou com diversas intervenções em torno do painel: “História, Produção e Comercialização do Queijo de São Jorge”, nomeadamente com o Professor José Estevam Matos, Professor Universitário Aposentado; António Aguiar, Presidente do Conselho de Administração da Uniqueijo; José Carlos Serrão, Diretor Geral da Lactaçores e Jorge Rita, Presidente da Federação Agrícola dos Açores.

Um segundo painel abordou a “Ligação do Vinho ao Queijo” e “O Queijo e as suas potencialidades”, o qual contou com intervenções do Enólogo da Adega Mayor, Carlos Rodrigues; Sommelier André Figueirinha e os Chef’s Vitor Sobral e José Maria Moreira.

De referir que neste evento teve lugar o lançamento do livro “A História de um Queijo na Ilha de São Jorge e 40 anos de vida associativa” da autoria de Joaquim Hélio Oliveira e cuja sessão de encerramento contou com a presença do Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Eng. António Ventura.

Importa salientar que no âmbito deste evento, o Município promoveu ainda um Workshop dedicado às crianças, preparado pelo Chef José Maria Moreira e o Chef Vítor Sobral, na Escola Básica e Secundária de Velas.

Ainda durante a tarde realizou-se uma descida do trilho pedestre que liga o Miradouro da Fajã do Ouvidor à emblemática Poça Simão Dias, para um momento de degustação do Queijo de São Jorge, aliando a natureza à gastronomia, destacando o que de melhor temos para oferecer, acompanhado de vinho de excelência da Adega Mayor, parceiro do evento.

O evento terminou com ao concerto pela Banda terceirense “Myrica Faya” no Auditório Municipal de Velas.

Considera a Edilidade que se tratou de mais um momento propício à promoção da Nossa Terra, tendo para o efeito estado na ilha jornalistas da SIC, TVI, RTP e Record TV, para além dos Nossos Órgãos de Comunicação Social da Ilha, levando assim mais longe aquilo que é a Nossa Gastronomia, Natureza, Cultura e Tradições.

Entende o Presidente do Município ser de todo importante manter a promoção do destino de natureza, por via da marca “Velas, Capital do Queijo”, contribuindo para a captação de turistas a visitar a Nossa Terra, privilegiando as deslumbrantes paisagens, sendo o Nosso Ex-líbris as emblemáticas Fajãs (Reserva da Biosfera), bem como, a Nossa gastronomia, coroada com o que denominamos como a Nossa Joia da Coroa, o Queijo de São Jorge – DOP, com mais de 500 anos de História.

Luís Silveira considera que cada vez mais há que aliar aquilo que é a base da nossa economia ao setor turístico, o que em muito poderá contribuir para o desenvolvimento da Nossa Terra, trazendo sustentabilidade económica, bem como a manutenção e criação de novos postos de trabalho.

Mais turistas é mais economia, mais população flutuante, que mexe com todos os setores, sobretudo primários, mas não só, é consumir a nossa carne, o nosso queijo, o nosso pescado e marisco, assim como levar o nosso artesanato local, etc, etc…

Em suma, Velas, em São Jorge, no coração dos Açores, é um destino perfeito. Ladeada a Sul pelas Ilhas do Pico e o Faial, e a Norte por Terceira e Graciosa, e onde se vislumbra e se sente o verdadeiro significado de Arquipélago.

Este é um destino de natureza, onde as águas do Atlântico vão-se rendendo aos pedaços de Terra, em que as tradições e a beleza enfeitiçam qualquer suspiro de descoberta.

“CHEESEINATURE” enaltece o Queijo de São Jorge DOP