Açores-04-1406-FEDER-000014 – Construção de Ciclovia no Percurso do Caminho do TEU – Trilho Ecológico da Urzelina
A bicicleta é uma das opções mais sustentáveis para deslocações de curta distância, também um meio de transporte económico, saudável e amigo do ambiente. Desta forma, a bicicleta, pode ter um papel muito importante em potenciar o turismo e o lazer. A adoção de modos suaves, como a bicicleta, pode também ajudar a melhorar a qualidade de vida da população, melhorar a acessibilidade e promover o desenvolvimento económico de uma determinada região, tal como reduzir a dependência energética dos combustíveis fosseis protegendo, também assim, o meio ambiente.
No entanto, as bicicletas têm muitas vezes que disputar o espaço viário com os automóveis, pela falta de outro local mais adequado, o que provoca problemas e constrangimentos de vária ordem. As ciclovias são infraestruturas que têm como finalidade o trânsito exclusivo de bicicletas.
Para se proceder à implementação de uma ciclovia é necessário tomar em consideração não só as características do terreno como também o património natural e cultural do território que é atravessado e ainda o sistema de transportes global da região.
A construção da Ciclovia no Percurso do Caminho do TEU – Trilho Ecológico da Urzelina, foi objeto de um estudo cuidado, na medida em que a definição de um traçado e a criação de condições para a sua implementação são elementos prévios de elevada importância onde todos os fatores relativos à mobilidade, à circulação, à segurança, aos benefícios para a saúde, à existência de um percurso exclusivamente destinado ás pessoas, à diminuição da poluição, à diminuição do ruído e à melhoria geral da qualidade de vida e do ambiente, são tidos em conta.
Também a garantia da qualidade do projeto tendo em conta a localização em zona, próximo do mar garantido uma elevada qualidade da arquitetura paisagística nos elementos empregues na sua elaboração tendo em vista a sua inserção no espaço e contributo para a qualidade ambiental.´
Esta infraestrutura permite uma efetiva alternativa à estrada Regional que liga as Freguesias da Urzelina e de Santo Amaro, que constitui a via de S. Jorge com mais tráfego de veículos. Como se pode verificar na figura onde está referida a zona de intervenção as duas vias são paralelas, constituindo assim, a ciclovia uma alternativa que permite aos habitantes das duas Freguesias circular de modo suave nas deslocações nos dois sentidos, evitando o tráfego intenso da estrada Regional.
A entrada em vigor desta estrutura permitirá assegurar com maior eficácia uma resposta às necessidades das empresas locais, na área do turismo e do lazer bem como viabilizar a localização de outras empresas dado que se pretende a criação de uma infraestrutura de elevada qualidade constituindo um elemento de referência de qualidade no setor a nível Regional.
Trata-se de uma infraestrutura que constitui uma mais valia e que sustenta um dos grandes objetivos Municipais, facultar um espaço de qualidade adequada aos Munícipes e a todos quantos nos visitam, criando uma infraestrutura de excelência no âmbito do lazer e do contato com a natureza com efeitos na melhoria da oferta turística de qualidade com consequências em toda a atividade do setor turístico e na criação de riqueza no Concelho de Velas.
Documentos
Publicitação do Projecto
- Objetivo Principal: Promover a mobilidade urbana sustentável.
- Entidade Beneficiária: Câmara Municipal de Velas
- Custo Total Elegível: 1.618.956,78€
- Apoio Financeiro da União Europeia (FEDER): 1.376.113,26 €