Velas e Watsonville nos Estados Unidos da América passam a ser Cidades Irmãs após concluído o processo de geminação levado a cabo e aprovado por ambos os Municípios.

Para o Presidente do Município de Velas, Luís Silveira, a geminação com esta Cidade do Estado da Califórnia não deixa de ser de todo importante, tendo em conta o número considerável de Emigrantes ali residentes, muitos deles Açorianos e em particular Jorgenses e Velenses, alcançando-se assim uma proximidade com aqueles que um dia partiram da Nossa Terra e que a têm sempre no coração.

O edil lembra que são os Nossos Emigrantes que levam consigo aquilo que são as Nossas Tradições e a Cultura deste Povo com mais de 500 anos de História e que as mantêm bem vivas, levando o nome de Portugal e dos Açores além-fronteiras.

Luís Silveira entende que a proximidade com Watsonville poderá alavancar outras questões, “nomeadamente a vertente económica, por aquilo que é a riqueza que os Açorianos souberam construir em países longe daqui mas que, com a sua sabedoria e essência, conseguiram criar raízes, levando os nossos Costumes e Tradições e conseguiram fazer com que hoje sejam pessoas de sucesso e muito poderemos aprender com elas, o que poderá ser muito importante para a Nossa Ilha e para a Região”.

O próximo passo desta geminação será o delinear de uma agenda e iniciar as atividades, assim como as visitas a Watsonville e Velas.

VELAS AVANÇA COM GEMINAÇÃO COM A CIDADE DE WATSONVILLE