Velas e Watsonville nos Estados Unidos da América efetivaram a condição de Cidades Irmãs após a assinatura do Protocolo de Geminação que decorreu a 11 de Outubro, na pessoa da Mayor Ari Parker, Vereadores locais, Comunidade Emigrante de São Jorge e ainda o Cônsul-Geral de Portugal em São Francisco, nos EUA, Dr. Pedro Perestrelo Pinto e do Presidente cessante Jimmy Dutra.

A assinatura do Protocolo teve lugar na Cidade de Watsonville tendo, para tal, se deslocado uma comitiva do Município das Velas a esta Cidade, da qual fez parte Luís Silveira, Presidente do Município, Carla Silveira, Adjunta do Gabinete de Apoio à Presidência e, Lena Amaral, Presidente da Assembleia Municipal de Velas.

Para o Autarca, a geminação com esta Cidade do Estado da Califórnia não deixa de ser de todo importante, tendo em conta o número considerável de Emigrantes ali residentes, muitos deles Açorianos e em particular Jorgenses e Velenses, alcançando-se assim uma proximidade com aqueles que um dia partiram da Nossa Terra e que a têm sempre no coração.

O edil lembra que são os Nossos Emigrantes que levam consigo aquilo que são as Nossas Tradições e a Cultura deste Povo com mais de 500 anos de História e que as mantêm bem vivas, levando o nome de Portugal e dos Açores além-fronteiras.

Luís Silveira entende que a proximidade com Watsonville poderá alavancar outras questões, “nomeadamente a vertente económica, por aquilo que é a riqueza que os Açorianos souberam construir em países longe daqui, mas que, com a sua sabedoria e essência, conseguiram criar raízes, levando os nossos Costumes e Tradições e conseguiram fazer com que hoje sejam pessoas de sucesso, com as quais poderemos aprender e que podem ser muito importantes para o desenvolvimento da Nossa Ilha e da Região”.

No âmbito desta deslocação aos EUA, o Presidente do Município e restante Comitiva teve a oportunidade de visitar o Edifício City Hall de Watsonville, assim como a própria Biblioteca Municipal, na qual entre os vários documentos e livros foi possível visualizar um sobre a Emigração Açoriana para os EUA, em que a única foto da Região presente na referida edição é exatamente de Velas, em São Jorge.

À Comitiva Velense foi dada a conhecer ainda o Departamento de Saneamento e Resíduos da Cidade, a fábrica e loja “Annie Glass” que se dedica ao fabrico de peças de vidro, uma empresa de Cidra a “Martinellis”, assim como visitaram o Aeroporto e Escola de Aviação da Cidade.

Numa clara demonstração da manutenção das Nossas Tradições e Cultura nos EUA, a Comitiva participou igualmente nas celebrações em Honra de Nossa Senhora de Fátima, na Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos, mais concretamente na Eucaristia, Procissão e Bodo de Leite.

Luís Silveira deixou uma palavra de gratidão a todos os que acolheram a Comitiva Velense no âmbito desta Geminação, onde foram recebidos com carinho, deixando o desafio para que em 2023 possam todos visitar Velas, em São Jorge, contribuindo assim para fortalecer os laços de amizade e proximidade entre ambas as Cidades Irmãs.

O Autarca destacou o facto daqueles que há muitos anos saíram da sua Terra Natal em busca de uma vida melhor, mas que a mantêm no seu coração, sem nunca a esquecer. A prova dessa saudade está bastante visível na realização das várias atividades, dando o exemplo do Bodo de Leite, onde está intrínseco as Tradições e Costumes dos seus antepassados. “Um Bem-haja a todos quantos perpetuam na História as Nossas Tradições e Costumes”, ressalvou.

VELAS CONCRETIZA GEMINAÇÃO COM WATSONVILLE