A 18.º edição do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses volta a colocar o Município de Velas entre os melhores do País.

As Velas ocupam a 40ª posição do Ranking Global dos Municípios integrados na lista dos 100 melhores classificados globalmente, sendo o sexto melhor dos Açores em termos de pontuação global referente ao ano de 2021.

No documento elaborado pela Ordem dos Contabilistas Certificados, que analisa a saúde financeira do Setor Público e a Boa Gestão das Entidades Públicas, sendo o espelho do que se passa nas Câmaras Municipais Portuguesas e um contributo para o melhor conhecimento do Poder Local, importa salientar que o Município de Velas ocupa o 21º lugar entre os 308 Municípios do País com maior equilíbrio orçamental em 2021.

Reforçando aquela que é a boa gestão da Edilidade, mais adequada e equilibrada na afetação dos seus proveitos, realce para o facto das Velas ocuparem a 11ª posição no total do País no que toca ao melhor índice de liquidez. Ocupa ainda a 8ª posição no Ranking Nacional dos melhores vinte Municípios com melhor resultado operacional em 2021.

No que diz respeito ao grau da execução e volume da receita cobrada em 2021, as Velas ocupam a 8ª posição, sendo que no peso das receitas provenientes de impostos, taxas e licenças no total cobrado, as Velas ocupam a 17ª posição no total da Região Autónoma dos Açores, mantendo-se assim como um dos que tem a menor carga fiscal, por via da diminuta cobrança de impostos levada a cabo no Concelho, sendo um importante contributo para Famílias e Empresas.

No documento que é uma referência na monitorização da eficiência do uso dos Recursos Públicos na Administração Local, as Velas surgem em terceiro lugar entre as Autarquias dos Açores com maior independência financeira em 2021.

Para o Presidente do Município, Luís Silveira, “o facto do Concelho se manter entre os 100 Melhores Municípios do País para se viver, continua a ser um motivo de orgulho para todos, sendo este o resultado do caminho percorrido”, salientando aquilo que tem sido a política dos Executivos liderados por si no sentido de ter uma diminuta carga fiscal para as famílias, contribuindo para o orçamento familiar das mesmas, bem como para o setor empresarial, permitindo mais investimento no Concelho, gerando mais riqueza e postos de trabalho.

O Autarca não tem dúvida ao afirmar que “os resultados alcançados são bem demonstrativos do rumo traçado pelo Município a que preside, fazendo das Velas um Concelho onde cada vez mais se gosta de estar e de viver, assim como preparado para receber quem nos visita”.

VELAS MANTÉM-SE ENTRE OS MELHORES MUNICÍPIOS DO PAÍS PARA SE VIVER